18:09

CONHEÇA O ROBÔ ASPIRADOR AUTOMÁTICO IROBOT ROOMBA


Quem lembra do desenho animado "Os Jetsons" deve estar familiarizado com a "Rose", um robô aspirador multitarefas que fazia, dentre muitas coisas, a limpeza da casa futurista da família que leva o sobrenome do desenho animado.



Não muito distante desta ideia, o iRobot Roomba é sem sombra de dúvidas uma mão na roda quando se trata de limpeza diária, com conforto, praticidade e sem dores de cabeça.

O que é o robô aspirador automático iRobot Roomba?


A iRobot é uma empresa americana, fabricante do Roomba e outros robôs de limpeza e pioneira em seu segmento. Existem, porém, várias marcas e modelos para todos os gostos e bolsos disponíveis no mercado. Este post será sobre esta maravilha de robô que decidi incluir na minha família, há 2 anos, do qual já posso dizer com total experiência de que vale a pena o investimento.

Redondos, o robô aspirador modelo Roomba pode ser programado para limpeza automaticamente (uma vez ao dia) e retornam sozinhos para a base de carregamento (dock).
OBS: Desde que sejam modelos 650 em diante. Anteriores à este não possuem programação de limpeza automática, sendo que você precisará apertar o botão "CLEAN". (botão este que é outra característica dos robôs da iRobot).
iRobot Roomba 880    Fonte: iRobot.com
Especificamente este que tenho comigo e que uso há 2 anos, é o modelo iRobot Roomba 880.

Modelos do robô aspirador iRobot Roomba

Existem diversas séries e modelos de Roombas, são alguns deles:

Séries (se aparecerem imagens abaixo é porque existem super ofertas para você):

600 (621, 645, 650)

irobot-roomba-621irobot-roomba-650


700 (770, 780, 790)

800 (860, 880)

900 (960, 980).

Funcionalidades do iRobot Roomba

São diversas as funcionalidades extras entre cada modelo novo de Roomba, das principais:

  • 650 em diante: possibilidade de programação dos ciclos de limpeza.
  • 700 em diante: melhoria de desempenho da bateria.
  • 800 em diante: aspiração à vácuo, com rolos de borracha que evitam enroscamento.
  • 900 em diante: navegação por câmera e "carpet boost" - melhor desempenho de limpeza em tapetes e carpetes.

Preciso enfatizar que estas são as principais diferenças, no meu ponto de vista, porém há varias outras entre cada modelo, e também há modelos entre eles que são "barateados", onde a fabricante remove alguns itens e/ou funcionalidades para que o modelo fique mais acessível ao bolso. São os casos dos modelos 860 e 960, por exemplo. Mas isso não quer dizer que são ruins, muito pelo contrário, são tão bons quanto.

Dicas Comprei e Testei: robô aspirador iRobot Roomba

A programação do meu Roomba 880 está para iniciar a limpeza 3x por semana, necessidade esta que descobri durante as primeiras semanas de teste para adaptação à minha rotina.

Como não sujo muito o apartamento, mas há muita ocorrência de poeira externa (diga-se de passagem também de vizinhos que parecem não ter lixeira em casa e simplesmente jogam pó e cabelos pela janela), esta opção de 3 vezes na semana caiu muito bem para manter o piso de todos os cômodos limpos semanalmente.



O Roomba é o único robô da iRobot que precisa ficar 24 horas por dia, 7 dias por semana conectado na base de carregamento para que não prejudique a vida útil da bateria - que por sinal no Brasil custa uma boa fração do valor do produto. Se não for utilizá-lo por mais de 5 dias corridos ou for viajar e não quer deixá-lo programado, retire da tomada e remova a bateria para preservar sua vida útil.
Outra questão que me questionam muito é sobre qual modelo é melhor para cada perfil. Sim, eu diria que existe um modelo para cada perfil, e não estou falando de termos financeiros, mas sim de estilo de vida, rotina, o que há no ambiente, e tamanho da casa. Se você tem uma casa maior que 150m² já indico de cara olhar para os modelos série 900.


- Mas e se eu quiser comprar modelos anteriores, tem algum problema?

Não. Eu indico procurar a série 900 pois são mais inteligentes, fazem limpeza linear (em linhas retas) utilizando um sistema de navegação por câmera. São mais caros, porém vão limpar com mais rapidez e eficiência.

Você pode sem sombra de dúvidas adquirir modelos anteriores desde que se certifique de que vai suprir a limpeza de sua casa e saber qual é a diferença na ponta do lápis antes de comprá-lo. Mas isso tudo, novamente, é uma questão de que tipo de ambiente está sendo limpo, se tem muitos obstáculos, etc.

Review do Comprei e Testei sobre o robô aspirador iRobot Roomba

Segue um rápido review deste produto em nosso canal (Parte 1 e Parte 2) :





Segue demonstração de ciclo automático de limpeza do robô aspirador Roomba 880:




Saiba como manter limpo o robô:




Com certeza este post, embora longo, ficou devendo informações que geram dúvidas. Porém, para não deixar muito longo, você pode utilizar o campo de comentários que terei o prazer em responder.


Outros posts relacionados:

1 comentários

Se houver alguma dúvida, escreva nos comentários ou nas redes sociais em que o canal está presente. Você pode encontrar todas as redes sociais no topo do blog.

Comprei e Testei + Populares