img-responsiva
21:56

IROBOT BRAAVA: O ROBÔ QUE PODE REVOLUCIONAR A SUA VIDA

Seguindo a mesma ideia de tornar minha vida mais prática quando me mudei e buscando "fugir" um pouco de algumas tarefas que acabam se tornando rotineiras na casa, como a limpeza, por exemplo, decidi por comprar outro robô de limpeza de pisos da iRobot, empresa esta que depositei muita confiança nesses dois anos mais ou menos de convivência com estes robôs.

robo-limpeza-irobot-braava
iRobot Braava 380t     Fonte: iRobot.com


O que é o iRobot Brava?

Os robôs da linha Braava são muito bons quando você precisa manter a limpeza diária do piso, simulando uma passada de pano seco (varrer) onde usa um pano eletrostático branco que coleta cabelos e poeira, ou quando precisa passar aquele pano molhado azul, com algum produto de limpeza para higienizar, dar cheiro ou brilho.
robo-limpeza-irobot-braava
Panos Braava 320/380/t   Fonte: iRobot.com

robo-limpeza-irobot-braava
Pad para pano seco (branco) Braava 320/380/t   Fonte:iRobot.com

robo-limpeza-irobot-braava
Pad para pano molhado (azul) Braava 320/380/t   Fonte:iRobot.com

Modelos do iRobot Brava

Existem alguns modelos do Irobot Braava, como por exemplo o 320, 380, e 380t. Entre as principais diferenças dos modelos 320 e 380/380t estão:

  • Melhor duração da bateria;
  • Carregamento mais rápido;
  • Coloração preta;
  • Possuem reservatório de limpeza no modo mop (pano molhado);
  • Na versão T possui base de carregamento;

Já o 320 (foto abaixo) é branco, demora bastante para carregar, precisa comprar o reservatório de água e pano molhado separadamente.
irobot-braava-320
iRobot Braava 320     Fonte: iRobot.com



Componente de carregamento do iRobot Braava 380t e cubo CPS, excencial para que o robô possa mapear sua localização, definindo por onde já passou e por onde precisa passar.

Para o correto funcionamento do cubo GPS é imprescindível que ele seja colocado em um local aberto, sem barreiras diretamente acima do cubo, para que ele possa projetar o infra-vermelho no teto e receber o sinal do robô de limpeza doméstica da iRobot.

Ainda falando do cubo, você pode comprar mais unidades adicionais para que seu robô possa limpar áreas maiores, sem perder sua localização, pois ele troca de sinal com outros cubos.

Porém recomendo se for comprar unidades adicionais da iRobot, que avalie o espaço e quantidade de sujeira, para que não sejam incluídos muitos cubos e o robô apenas espalhe sujeira pela casa, por atender uma área muito maior do que faria com 1 ou 2 cubos. #ficaadica
robo-limpeza-irobot-braava
Base carregamento Braava 380t   Fonte: iRobot.com

robo-limpeza-irobot-braava
Cubo GPS Braava 320/380/t   Fonte: iRobot.com


Há também outro modelo, mais recente, e que foi selecionado pela fabricante para ser substituto do Scooba (outro robô de limpeza da iRobot), chamado Braava Jet 240. Menor e compacto, tem o cubo GPS incluso no corpo do robô, e reservatório de água. Possui funções conectadas Wi-Fi, e usa Pads descartáveis (há possibilidade de comprar Pads laváveis também, separadamente).

robo-limpeza-irobot-braava-jet
Braava Jet 240     Fonte: iRobot.com

Panos laváveis para o modelo Braava Jet 240

O modelo que tenho em casa é o Braava 380t, que aqui funciona 3x por semana, logo após, ou quando não estiver por perto, um pouco mais tarde do que o "turno" do Roomba (robô de aspiração da mesma marca).
robo-limpeza-irobot-braava
iRobot Braava 380t   Fonte: iRobot.com


Um pouco diferente do Roomba, o Braava não pode iniciar a limpeza sozinho, ou seja, não possui uma dock onde sairá automaticamente e não aceita programações de limpeza. O 380t possui uma base de carregamento, mas o robô deve ser carregado em 2 horas apenas, buscando não ultrapassar muito esse tempo para não comprometer a vida útil da bateria.


Como colocar o robô que varre e passa pano para funcionar


Os passos para pôr este robô em operação no dia-a-dia, se para pano seco:

  1. colocar o cubo GPS em local sem obstáculos e ligá-lo.
  2. inserir o pano branco eletrostático no pad seco.
  3. encaixar o pad seco no Braava 320/380/t.
  4. posicionar o robô no ambiente a ser limpo, e pressionar o botão de "varrer".


Os passos para realizar limpeza com pano molhado:


  1. colocar o cubo GPS em local sem obstáculos e ligá-lo.
  2. inserir o pano azul de microfibra no pad com reservatório de água e solução de limpeza.
  3. encher o reservatório com água e produto de limpeza que não seja muito forte.
  4. molhar o pano que está no pad reservatório.
  5. encaixar o pad reservatório no Braava 320/380/t.
  6. posicionar o robô no ambiente a ser limpo, e pressionar o botão de "mop".


Veja como funciona o iRobot Braava


Abaixo você pode conferir um vídeo que fiz mostrando o que vem na caixa do iRobot Braava 380t:




Fiz também um vídeo mostrando a limpeza completa utilizando o pano seco:




E também um vídeo mostrando toda a limpeza utilizando pano molhado:





Caso seu Braava apresente problemas, você pode diagnosticá-lo antes de mandar para a assistência autorizada (fica situada em SP no Brasil), saiba como neste vídeo abaixo:





Caso tenha alguma dúvida sobre este produto, deixe aqui nos comentários, ou nas redes sociais, no topo do blog.



Outros posts relacionados:

25 comentários

  1. Bom dia meu camarada, moro num apartamento de 70m2, e ele é todo de porcelanato, cai muito cabelo de minha esposa, limpando a casa pela manhã a casa volta a ficar empoeirada as 16h, necessitando uma nova passada de pano. Gostaria de sua opinião sobre os irobots, só o 380t daria conta de minha casa, ou você vê a necessidade de adquirir um romba em conjunto.
    Muito bom seu canal e sua HP.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruno, bom dia, tudo bem?! Primeiramente obrigado pelos elogios! ;)

      Quanto a sua dúvida, se há muito cabelo no piso, melhor adquirir um Roomba, pois o Braava pode deixar alguns pelo caminho.

      Sempre indico ter os dois, um Roomba e um Braava, pois um complementa o outro na limpeza. É um investimento um pouco mais alto, mas vale a pena!
      Caso optar por um Roomba série 800 para cima é ainda melhor no seu caso, pois esses modelos além de mais potentes e inteligentes, tem rolos de borracha no lugar de escovas, e isso facilita na limpeza do robô de tempos em tempos. Lá em casa eu limpo o meu 1x por semana, e ele está programado para fazer a limpeza 3x por semana. ;)

      O Braava pode ser o 380t, se for para a casa toda. O jet é indicado mais para cozinhas e áreas menores como banheiros e sacadas.

      Se não puder ter os dois agora, indico adquirir primeiro um Roomba, e depois um Braava, no seu caso.

      Abs! Vicente

      Excluir
  2. BOA NOITE.

    comprei um braava 380t mas quando coloco para carregar ele nao fica com a luz azul solida... a luz azul fica piscando isso é normal???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, boa noite!
      É normal sim. O Braava 380t requer 2 horas de carregamento.
      Ao final deste ciclo a luz não piscará mais.
      Abs! Vicente

      Excluir
  3. Olá! Boa tarde! Parabéns pelo Blog!! Nos ajuda bastante com suas informações tão precisas.
    Atualmente, qual melhor forma de comprar esses robôs de limpeza mais baratos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Adriana, boa tarde! Infelizmente com dolar alto, altas taxas de impostos.. é difícil até pensar em importar. Mais barato talvez possam ser só os de segunda mão (usados). Aconselho a dar uma olhada em sites de desapego. Abs! Vicente

      Excluir
  4. Olá!! Por favor, quantos panos molhados você comprou?
    Vi um kit com 10 panos no mercado livre por R$ 150,00, tô pensando em comprar.
    Será que é muito pano? kkk É que não queria ter que ficar lavando pano todo dia, minha casa tem uns 120m2 pra passar pano. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Não é necessário vários panos, pois é indicado que a cada ciclo sejam trocados e lavados, e considerado a eficiência da bateria (intervalo onde ficará 2h carregando) acredito que 5 panos já estaria de bom tamanho. Atualmente eu tenho 3 em uso, mas comprei vários no exterior apenas pra backup se precisar. Abs! Vicente

      Excluir
  5. Olá! Muito legal o seu blog, parabéns! Uma dúvida, vc coloca solução de limpeza junto com a água no reservatório? Li que deve colocar apenas água, mas não acho que só água vai limpar o chão completamente rs, será que pode danificar o aparelho usando assim? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruna, tudo bem?! Obrigado pelo feedback positivo! Que bom que gostou! ;)

      Nos Braavas 320/380/380t você pode adicionar produtos de limpeza sem problemas. Indico usar produtos que não gerem muita espuma, para evitar marcas de "arrastão" no seu piso, pois quando as bolhas secarem seu piso ficará com marcas de rastro. Mas estas marcas saem facilmente, caso ocorrer.

      A única versão até o momento do Braava que não poderá adicionar produto de limpeza é o Jet 240 (este modelo aqui). Pois esta versão já possui os produtos de limpeza nos seus pads descartáveis. E se por ventura adquirir os pads laváveis, os produtos de limpeza devem ser colocados diretamente nas almofadas de limpeza ou diretamente no piso, mas nunca dentro do Jet 240. ;) Abs! Vicente

      Excluir
  6. Comprei o meu ano passado, mas usei poucas vezes. Ele bate em muitos móveis, gasta muita bateria tentando empurrá-los ou entrar debaixo do sofá e rack. A bateria dura pouco tempo desse jeito. Uso o cubo conforme orientação do manual. Não sei o q estou fazendo de errado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Giselle, tudo bem?!

      Primeiramente, como diz não ter usado muito, retire a bateria do robô caso esteja com o Braava 380t sem uso por mais de 10 dias. Isto evita que a bateria fique descarregando e perca sua vida útil mais rapidamente.

      Como você informa que seu robô bate nos móveis e tenta empurrá-los, pode ser por dois motivos: ou seu robô de limpeza está com algum problema nos sensores de impacto, ou está usando algum produto de limpeza que cria espuma, diminui a aderência das rodas com o piso e/ou utilizando produto em grande quantidade.

      Quanto ao teste dos sensores, eu fiz um vídeo rápido no canal do blog no Youtube, onde você pode testar seu robô. É este vídeo aqui.

      Em relação a quantidade de produto, eu uso e aprovo uma tampa de Veja Perfumes, (ou produto com composição similar) diluído ao completar de água no pad de limpeza molhada do robô. Desta forma o robô não deve derrapar ou aparentar forçar os móveis. Caso esta quantidade ainda perceba que o robô está derrapando, diminua para a metade do produto, e se necessário, complete com uma pequena tampa de desinfetante.

      Entretanto, também é possível que no seu caso haja um problema diferente, e se não resolver alguma dessas dicas, você pode entrar em contato com o Suporte da iRobot para o agendamento de uma assistência técnica. Ela fica em São Paulo, e atualmente a única que atende a marca no Brasil, chamada Habiltec. Você pode encontrar os dados de contatos deles clicando aqui.

      Espero ter ajudado! Abs! Vicente

      Excluir
  7. Olá.
    Achei sua explicação bem melhor que a do site irobot! Parabéns!
    Tenho um Roma há quase dois anos, e gosto bastante.
    Estou pensando em comprar um Braava380t.
    Quantos m2 faz o Braava no modo de passar pano úmido?
    Talvez eu precise de adquirir dois cubos GPS...
    No caso de usar mais de um cubo, qual a distância que devo colocar entre os cubos?

    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mara, tudo bem?! Muito obrigado, é muito importante este retorno!

      Com pano úmido ele faz mais ou menos 32m².
      Com dois cubos esta área pode subir para 186m².
      Porém pelo que li é importante que saibam que estão lhe mandando um segundo cubo GPS para usar no mesmo robô, pois pelo que li no site do eBay, um vendedor informou que precisam ser de frequências diferentes. Porém como não tenho outro cubo, ficarei sem poder afirmar, mas já fica a dica de checar no momento da compra.

      A distância a ser calculada deve estar um pouco dentro deste raio de 32m², ou seja, ao fechar uns 30m² já seria interessante posicionar o segundo cubo, para que ele faça a conexão sem perder com o outro cubo antes. Acredito que seria a forma mais correta, porém também não encontrei esta informação no site da fabricante.

      Espero ter ajudado! Abs! Vicente

      Excluir
  8. Olá!
    Comprei um braava 380t e estou louca para testá-lo. Coloquei para carregar ontem à tarde para dar a primeira carga e já se passaram mais de 12 hora e a luz azul não ficou fixa, isso é normal?
    Obrigada,
    Bianca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bianca! Que maravilha! Eu bem sei o que é esta ansiedade de usá-lo a primeira vez! Hehehe Na primeira carga é normal sim, mas importante não deixar ultrapassar muito deste prazo de carregamento. Abs! Vicente

      Excluir
  9. Boa Tarde, Minha residencia possui 210 m² toda no porcelanato polido, consigo fazer a manutenção do piso com o braava 380T, mudando ele de comodo conforme necessário? Minha sala de tv e de jantar e a cozinha possuem um conceito aberto, totalizando uma área de 70 m², seria possivel utilizar o robo preferencialmente nesta área com uma eficácia satisfatória? obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thiago, boa tarde! Para uma área de 70 m² você deverá rodar o Braava 380T por 2 vezes para que ele pegue toda esta área. Um problema que vejo algumas pessoas comentando é que neste tipo de piso podem ficar marcas, por ser uma característica deste piso. Como não tenho este piso em minha casa não tenho como lhe afirmar se irá se comportar da mesma forma. Espero ter ajudado! Abs Vicente!

      Excluir
  10. Olá!
    Muito bom o site, realmente obtive mais informações por aqui do que diretamente no site do fabricante e revendedor.
    Tenho três gatos, que soltam muito pelo, em um apartamento de 56m².
    Seria uma boa compra ou realmente precisa uma limpeza pesada e o equipamento mantem a limpeza por mais tempo?
    Muito obrigada e parabéns pelo site.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, boa noite! Muito obrigado pelos elogios! Fico feliz em ajudar! Acredito que no seu caso seria melhor um aspirador robô. No caso indicaria um Roomba, que é da mesma marca iRobot e é muito bom! Tem diversos modelos e explico um pouco mais detalhadamente sobre eles aqui neste link/ Abs! Vicente

      Excluir
  11. Oi Vicente, como vai? Eu estou querendo comprar um Braava 380t, tive um Scooba 450 que eu amava, mas ele parou de funcionar e não consigo assistencia no Brasil. Ele lavava o meu banheiro. area de servico e até banheiro.
    A minha casa tem piso de procelanato e de madeira, vc acha que o Braava seria o ideal? Tenho o sabão proprio do scooba que comprei fora, posso usar no Braava?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, vou bem e você?! Pois é, meu Scooba 450 vendi logo que soube que foi descontinuado por esse medo de não ter assistência. Pois já não tinha no Brasil, e com a descontinuação, só agravaria o cenário.

      É possível usar o produto do scooba no braava 380t sim, até indicam usar no compartimento reservatório dele. Como não é um produto barato, e com o dolar nas alturas, é possível utilizar produtos de lipeza leves como veja multiuso, por exemplo, mas nada abrasivo, por conta das rodinhas do robô.

      Também há a opção do novo Braava Jet m6, porém somente água pode ser colocado no seu reservatório, e o produto de limpeza deve ser adicionado diretamente no pad de limpeza do robô. (descartável ou reutilizável)

      Ambos fazem um serviço relativamente bom! Abs! Vicente

      Excluir
  12. Olá. As rodas do meu Irobot Braava não rodam, parecem travadas. Ele é semi novo, usei pouco, comprei nos EUA. Estou triste porque não sei o que houve. Muito obrigada pela orientação.

    ResponderExcluir
  13. Boa noite. Gostaria de saber por quanto tempo devo deixar carregando o brava 380t na primeira ou primeiras cargas. E ligo direto ou uso o carregador rápido?

    ResponderExcluir

Comente, tire suas dúvidas, faça elogios/críticas, ou apenas diga um alô! ;) Sua opinião é muito importante! Você pode interagir com o canal também nas redes sociais que estão à direita, no topo do blog. Até breve!