img-responsiva
18:09

CONHEÇA O ROBÔ ASPIRADOR AUTOMÁTICO IROBOT ROOMBA


Quem lembra do desenho animado "Os Jetsons" deve estar familiarizado com a "Rose", um robô aspirador multitarefas que fazia, dentre muitas coisas, a limpeza da casa futurista da família que leva o sobrenome do desenho animado.



Não muito distante desta ideia, o iRobot Roomba é sem sombra de dúvidas uma mão na roda quando se trata de limpeza diária, com conforto, praticidade e sem dores de cabeça.


O que é o robô aspirador automático iRobot Roomba?


A iRobot é uma empresa americana, fabricante do Roomba e outros robôs de limpeza e pioneira em seu segmento. Existem, porém, várias marcas e modelos para todos os gostos e bolsos disponíveis no mercado. Este post será sobre esta maravilha de robô que decidi incluir na minha família, há 2 anos, do qual já posso dizer com total experiência de que vale a pena o investimento.

Redondos, os robôs aspiradores modelo Roomba podem ser programados para limpeza automaticamente (uma vez ao dia) e retornam sozinhos para a base de carregamento (dock).
OBS: Desde que sejam modelos 650 em diante. Anteriores à este não possuem programação de limpeza automática, sendo que você precisará apertar o botão "CLEAN". (botão este que é outra característica dos robôs da iRobot).
iRobot Roomba 880    Fonte: iRobot.com
Especificamente este que tenho comigo e que uso há 2 anos, é o modelo iRobot Roomba 880.

Modelos do robô aspirador iRobot Roomba

Existem diversas séries e modelos de Roombas (passe o mouse nas imagens e clique para ver se há ofertas e descontos disponíveis):


600 (621, 645, 650):
irobot-roomba-621
621  *Auto Carregamento *Bateria X-Life *Sistema Aerovac Série I *Dirt Detect Série I

irobot-roomba-645
645  *Auto Carregamento *Bateria X-Life *Sistema Aerovac Série I *Dirt Detect Série I

irobot-roomba-650
650  *Auto Carregamento *Bateria Advance Pwr System *Programação de limpeza *Parede Virtual
*Sistema Aerovac Série I *Dirt Detect Série I 
                                                     


700 (770, 780, 790):

irobot-roomba-770
770  *Auto Carregamento *Bateria Íons de Lítio *Programação de limpeza *Parede Virtual *Sistema Aerovac Série II
*Filtro HEPA *Dirt Detect Série II *Controle Remoto
irobot-roomba-780
780  *Auto Carregamento *Bateria Íons de Lítio *Programação de limpeza *Parede Virtual *Sistema Aerovac Série II *Filtro HEPA *Dirt Detect Série II *Controle Remoto *Light House (limpeza de ambientes em sequência)
irobot-roomba-790
790  *Auto Carregamento *Bateria Íons de Lítio *Programação de limpeza *Parede Virtual *Sistema Aerovac Série II *Filtro HEPA *Dirt Detect Série II *Light House (limpeza de ambientes em sequência) *Conectividade Sem-Fio



800 (860, 880, 890):

irobot- roomba-860
860  *Auto Carregamento *Bateria Íons de Lítio *Programação de limpeza *Parede Virtual *Sistema AeroForce *Filtro HEPA *Dirt Detect Série II *Light House (limpeza de ambientes em sequência) 
irobot-roomba-880
880  *Auto Carregamento *Bateria X-Life *Programação de limpeza *Parede Virtual *Sistema AeroForce *Filtro HEPA *Dirt Detect Série II *Light House (limpeza de ambientes em sequência)
irobot-roomba-890
890  *Auto Carregamento *Bateria Íons de Lítio *Programação de limpeza *Parede Virtual *Sistema AeroForce *Filtro HEPA *Dirt Detect Série II *Light House (limpeza de ambientes em sequência) *Conectividade Sem-Fio




900 (960, 980):

irobot-roomba-960
960  *Auto Carregamento *Bateria X-Life *Programação de limpeza *Parede Virtual *Sistema AeroForce *Filtro HEPA *Dirt Detect Série II *Light House (limpeza de ambientes em sequência) *Conectividade Sem-Fio *Navegação com Câmera
irobot-roomba-980
980  *Auto Carregamento *Bateria X-Life *Programação de limpeza *Parede Virtual *Sistema AeroForce *Filtro HEPA *Dirt Detect Série II *Light House (limpeza de ambientes em sequência) *Conectividade Sem-Fio *Navegação com Câmera *Carpet Boost


Funcionalidades do iRobot Roomba

São diversas as funcionalidades extras entre cada modelo novo de Roomba, das principais:

  • 650 em diante: possibilidade de programação dos ciclos de limpeza.
  • 700 em diante: melhoria de desempenho da bateria.
  • 800 em diante: aspiração à vácuo, com rolos de borracha que evitam enroscamento.
  • 900 em diante: navegação por câmera e "carpet boost" - melhor desempenho de limpeza em tapetes e carpetes.

Preciso enfatizar que estas são as principais diferenças, no meu ponto de vista, porém há varias outras entre cada modelo, e também há modelos entre eles que são "barateados", onde a fabricante remove alguns itens e/ou funcionalidades para que o modelo fique mais acessível ao bolso. São os casos dos modelos 860 e 960, por exemplo. Mas isso não quer dizer que são ruins, muito pelo contrário, são tão bons quanto.



Dicas Comprei e Testei: robô aspirador iRobot Roomba

A programação do meu Roomba 880 está para iniciar a limpeza 3x por semana, necessidade esta que descobri durante as primeiras semanas de teste para adaptação à minha rotina.

Como não sujo muito o apartamento, mas há muita ocorrência de poeira externa (diga-se de passagem também de vizinhos que parecem não ter lixeira em casa e simplesmente jogam pó e cabelos pela janela), esta opção de 3 vezes na semana caiu muito bem para manter o piso de todos os cômodos limpos semanalmente.



O Roomba é o único robô da iRobot que precisa ficar 24 horas por dia, 7 dias por semana conectado na base de carregamento para que não prejudique a vida útil da bateria - que por sinal no Brasil custa uma boa fração do valor do produto. Se não for utilizá-lo por mais de 5 dias corridos ou for viajar e não quer deixá-lo programado, retire da tomada e remova a bateria para preservar sua vida útil.

Outra questão que me questionam muito é sobre qual modelo é melhor para cada perfil. Sim, eu diria que existe um modelo para cada perfil, e não estou falando de termos financeiros, mas sim de estilo de vida, rotina, o que há no ambiente, e tamanho da casa. Se você tem uma casa maior que 150m² já indico de cara olhar para os modelos série 900.


- Mas e se eu quiser comprar modelos anteriores, tem algum problema?

Não. Eu indico procurar a série 900 pois são mais inteligentes, fazem limpeza linear (em linhas retas) utilizando um sistema de navegação por câmera. São mais caros, porém vão limpar com mais rapidez e eficiência.

Você pode sem sombra de dúvidas adquirir modelos anteriores desde que se certifique de que vai suprir a limpeza de sua casa e saber qual é a diferença na ponta do lápis antes de comprá-lo. Mas isso tudo, novamente, é uma questão de que tipo de ambiente está sendo limpo, se tem muitos obstáculos, etc.

Review do Comprei e Testei sobre o robô aspirador iRobot Roomba

Segue um rápido review deste produto em nosso canal (Parte 1 e Parte 2) :





Segue demonstração de ciclo automático de limpeza do robô aspirador Roomba 880:




Saiba como manter limpo o robô:




Com certeza este post, embora longo, ficou devendo informações que geram dúvidas. Porém, para não deixar muito longo, você pode utilizar o campo de comentários que terei o prazer em responder.


Outros posts relacionados:

8 comentários

  1. Esse robô é um dos xodós da casa! Tem até nome: Bill hahaha

    ResponderExcluir
  2. Olá, gostei do review e tenho uma dúvida. Quando a casa tem dois andares, dá pra levar ele pra aspirar de um andar pro outro sem confundir o mapeamento do ambiete que ele faz? (No caso do modelo 890, este faz mapeamento?)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, boa noite! Peço desculpas pela demora em responder, pois não recebi notificação de seu comentário, ou pode ter passado despercebido nas notificações. Pode levar para outro ambiente sim, desde que desligue o Roomba, apertando o botão Clean até apagarem as luzes do robô, que irá "resetar" o mapeamento da limpeza atual. Todos os modelos de Roomba resetam os mapas após desligados ou finalizarem a limpeza. Apenas muda a forma de mapear, no caso deste 890 ele mapeia de forma algoritma sem uso de câmeras, já os da série 900 utilizam câmera para tal. Abs! Vicente

      Excluir
  3. Oi Vicente!
    Vi em uma das suas respostas (acho que foi no youtube) que em uma hora e meia ele volta para a base, mas isso depois de limpar todo o apartamento? O meu tem cerca de 70m2. Fico com receio, porque como a série 800 não mapeia o local (o que acontece com a série 900), se ele não ficaria rodeando apenas uma região sem ir para o resto da casa.
    Gostei bastante dos seus vídeos e das suas respostas!! Está me ajudando muito!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carol, tudo bem?!
      O apto anterior onde morava tinha a mesma metragem que o seu, e neste tempo de limpeza e retorno à base eu mantinha as portas fechadas, do banheiro (tinha apenas 1 neste apê) e do quarto maior. Depois de 3h mais ou menos ou até em outro dia eu aspirava separadamente o outro quarto.

      Você vai perceber que se programar o Roomba para limpeza automática, você não poderá ter nada no chão de miudezas, e isto as vezes é um pouco incômodo se você não quiser se policiar tanto para deixar sempre tudo exatamente "preparado" para a robô passar. Hoje eu não deixo mais programado para limpeza automática por este motivo, e também pq a casa tem níveis mais altos com degrau alto que o robô não sobe, sendo necessário uma limpeza separada no nível superior.

      Na verdade o 800 mapeia o ambiente, porém com sensores que não utilizam câmera igual os da série 900 e i7 possuem. Pode ficar tranquila que ele vai sim para todos os lugares. Uma coisa que me incomoda um pouco é que ele não passa linearmente de um canto do ambiente para o outro, mas vai batendo pelos cantos e mudando de direção. Porém até o momento ainda não achei necessário o upgrade. Mas já comecei a pensar no i7 ou em algum próximo modelo após este, que a proposta é bem interessante.

      Obg pelo feedback e qualquer dúvida que possa ajudar estou por aqui. ;)
      Abs! Vicente

      Excluir
    2. *Depois de 3h quando ele estivesse completamente recarregado da limpeza anterior.

      Excluir
  4. Agora ficou super claro!!
    Muito obrigada por toda a atenção e a rapidez em me responder!!

    ResponderExcluir

Comente, tire suas dúvidas, faça elogios/críticas, ou apenas diga um alô! ;) Sua opinião é muito importante! Você pode interagir com o canal também nas redes sociais que estão à direita, no topo do blog. Até breve!