img-responsiva
20:47

Black Friday e Black Weekend no Brasil - o que aproveitei?

A Black Friday no Brasil tem ganhado uma fama tão ruim nos últimos anos, que de verdade eu não quis escrever nada sobre o tema até agora. Infelizmente algumas lojas tem praticado a maquiagem de preços, anunciando produtos pelo mesmo valor, ou as vezes até maior (acredite, eu vi alguns maiores) do que os preços que já vinham praticando ainda antes do evento.

No meu ponto de vista, (mesmo não sendo especialista em marketing) este evento deveria ser aproveitado por essas marcas para estimular a venda de seus produtos com promoções reais, que de fato satisfizessem quem os procura, e principalmente, já acompanha os preços, e sabe quando algo mentiroso está sendo anunciado.

Todas as lojas tem culpa? Claro que não. Eu por exemplo procurei por poucos produtos este ano, pois a crise me levou para o lado mais "consciente" da coisa e pediu que eu investisse grande parte do valor que eu gastaria por exemplo neste período, em opções de investimentos financeiros. Mas alguns dos produtos que pesquisei e acabei não comprando, tinham "promoções" que acabaram me decepcionando um bocado.

Quando as marcas anunciam um produto na Black Friday por um preço que na verdade já é o usual praticamente o ano todo, quem já estava de olho nos preços fica desapontado, (pra não usar palavras mais fortes) e pode inclusive não retornar mais a procurar o mesmo produto, da mesma marca. E em tempos de redes sociais, fica ainda mais evidente a indignação dos consumidores perante à propagandas enganosas.

Dito isso, eu como um consumidor um pouco desenfreado (com a crise acredite, eu tenho me segurado até demais) acabei comprando alguns poucos itens, uns até bem simples e mais baratos, ainda que alguns deles eu não vinha acompanhando os preços (o que foi errado da minha parte, mas teria de comprar do mesmo jeito - no caso, roupas).

Comprei algumas camisas polo na Netshoes, que aparentemente estavam com um preço razoavelmente bom. Em torno de 95,00 cada. (camisas polo de poliéster de marca). No site dizia que o preço normal era em torno de 150,00. Então como nesse caso eu não estava acompanhando o preço, vou acreditar que o valor normal seria por volta disso. Eu sei que as marcas similares ao menos estão por volta desse valor, até umas mais caras.

Comprei capsulas da Nescafé Dolce Gusto, que aparentemente eu perdi o preço de 9,90 que me falaram hoje que estavam na sexta esse valor, mas como fui comprar só ontem, já estava por volta de 13 reais, porém ainda é mais baixo do que o preço normal, que sei e acompanho, de 22 reais em média.

máquina-macarrao-fresco-philips-walita-viva-pasta-maker
Máquina Viva Pasta Maker da Philips Walita - vendida pela Polishop no Brasil


Também comprei a máquina de fazer massas caseira Pasta Maker Viva Philips Walita, da Polishop. Este era outro produto que eu venho acompanhando o preço, e embora o desconto não tenha sido tão grande, eu sei que o próximo desconto será no mesmo valor, então se eu comprasse na Black Friday ou no Natal ou qualquer outra promoção deles, o valor de desconto será muito similar. (parece que é uma prática deles para os "carros chefe" de vendas)

Perdi também a promoção do Walmart para o Sabão em Pó para máquina de lavar louças Finish de 1kg. Me informaram que chegou a 9,90, e eu pagando em torno de 20 reais o pote achava que estava pagando barato...(triste ilusão)

Estou aguardando ainda a Brastemp confirmar meu pedido de 300 Bcaps (cápsulas de bebidas da B.blend) que também comprei na Black Friday, porém do App deles, que tem preços muito bons, e é muito fácil de usar! Tive um pequeno contratempo no pedido mas a equipe deles está dando toda a atenção para resolver meu problema. Com certeza amanhã já terei a confirmação do envio do pedido.

Enfim, comprei pouquíssimas coisas, pois de fato o negócio complicou esse ano, ao menos nas pesquisas que fiz. Talvez os produtos que eu pesquisei não tenham tido uma grande promoção que valesse de fato a pena comprar... ou foi puro desânimo mesmo de ver tantos anúncios absurdos e consumidores indignados por aí.

Isso foi meio que um compartilhamento do que comprei e que está para chegar, misturado com um desabafo do que vi nesses últimos dias. Espero que a próxima seja melhor e que as marcas que equivocadamente tentaram entrar na onda e tiveram mais críticas do que vendas, que trabalhem mais de perto com suas equipes de marketing para evitar resultados negativos.

Pretendo falar mais sobre alguns produtos destes acima que comprei, quando chegarem, principalmente da máquina Pasta Maker Viva Philips Walita, que é por sinal o produto mais esperado por mim aqui em casa, e que por pouco eu quase deixei de comprar.

Outros posts relacionados:

0 comentários

Comente, tire suas dúvidas, faça elogios/críticas, ou apenas diga um alô! ;) Sua opinião é muito importante! Você pode interagir com o canal também nas redes sociais que estão à direita, no topo do blog. Até breve!