20:54

Problemas no Mercado Livre vs Reclame Aqui - Como resolver!

Como utilizador assíduo da plataforma de compra e vendas Mercado Livre, eu gostaria de compartilhar com você, o que é o Mercado Livre, caso você ainda não saiba, e como resolver problemas com compras e vendas, de forma bem simples, ou ao menos dar o primeiro passo para a abertura da reclamação.

O que é o Mercado Livre?!


Para simplificarmos, a cada vez que falarmos sobre Mercado Livre, utilizaremos da sigla ML.

O ML é uma plataforma de compras e vendas, onde ha compradores e vendedores de todo Brasil. Infelizmente podem haver alguns de ma fé, que saem do controle da plataforma, porém ha como identificá-los antes mesmo de clicar no botão COMPRAR. Basta ter calma no momento de realizar sua compra.





Nesta plataforma, e em cada anúncio de compra e venda está expressamente especificado de que o ML não tem relação com produtos e serviços ali oferecidos para compra e venda.

Sendo assim é importante que não procure outro meio de resolver seu problema fora do ambiente do ML, onde comprador e vendedor devem chegar em um acordo, do contrário o ML realiza a intervenção.

Pesquisando na internet, pode-se ver que temos diversas reclamações em sites de reclamação, e claro, pelos motivos que já comentamos, não serão, e para ser franco, nem ha motivos para que o time do ML responda as reclamações fora da plataforma, pois eles possuem uma ferramenta própria para isto.



É necessário compreender que é preciso melhorar esta cultura e entender que o ML é apenas um canal que facilita transações de compra e venda entre a figura do comprador e a do vendedor.

Existem sim lojas nesta ferramenta também, com CNPJ e tudo mais. Porém mesmo estas, devem ser tratadas seja problema, elogio, duvidas, por dentro da ferramenta do ML!

Eu gostaria de entrar em mais detalhes a respeito de alguns pontos para Compradores e Vendedores, que são nossas duas figuras, importantes por sinal, e 100% responsáveis para que toda a experiência de comprar e vender no Mercado Livre seja satisfatória para ambos os lados. 




Compradores no Mercado Livre


Lembrem-se que o Mercado Livre não tem nenhum vínculo ou responsabilidade pelos produtos que nele são anunciados.

A responsabilidade em; Checar se o vendedor tem boas qualificações, fazer pesquisa de preço, para ver se o valor não está destoando muito do valor na prática em outras lojas, que possa insinuar ser um anúncio que não lhe remeterá o produto (golpe)... Descrição do produto, prazos, e contato com vendedor é de sua INTEIRA responsabilidade!




Um bom vendedor terá um telefone para lhe atender (recebido após a venda). Se um e-mail não foi respondido no segundo dia, lembre que o ML tem um sistema de segurança para quem compra e para quem vende. Se não está contente com a negociação, em ate 20 dias da compra do produto, você pode/deve acessar sua conta no ML, na aba compras e em QUALIFICAR. Neste campo você vai marcar se está de acordo com o produto recebido, e liberar a grana para o vendedor.



Tive um problema com o produto no Mercado Livre!


É simples, marque que não recebeu o produto, e solicite remediação do ML.

Neste caso, ai sim, o time do site entra na questão e avalia o que esta ocorrendo, e na esmagadora maioria é favorável ao lado de quem foi prejudicado e a devolução é realizada para a conta Mercado Pago.



Se por acaso você recebeu um produto que não era o acordado (aconteceu várias vezes comigo), abra reclamação de imediato no ML informando que o produto é diferente do anunciado. Claro, que neste caso é necessário ter ciência de que o produto que foi comprado era ou não, como anunciado.


Vendedores no Mercado Livre


Vocês tem um canal DIRETO com o time do ML através de seu canal de usuário. É possível direcionar suas questões direto a equipe para que possam agilizar seu chamado. Caso não saiba ainda qual canal é este, clique em Contato e escreva "Contato" no campo de busca que irão aparecer as opções de Compras, e Vendas, para resolução de problemas.

Dependendo do caso, ao final do processo você é encaminhado ao contato direto com o ML.



É uma certeza muito grande que tenho de que eles querem ter também vendedores satisfeitos e que possam cada vez mais vender e enaltecer a reputação do site. Ainda mais agora com a chegada da gigante Amazon ao Brasil.


Cultura com Eficiência, sem Ofensa!


Se você não tem paciência para ser analítico no momento da compra, este pode não ser o melhor meio para se comprar, e pode acabar com sua expectativa de ter uma experiencia agradável no momento da compra.

Pesquise nos sites de busca, como qualificar, como buscar suporte do ML, e não use o Reclame Aqui como meio de interação, pois o ML tem uma ferramenta criada para isto, e quem já pesquisou ou já postou uma reclamação lá, sabe que não será respondido no Reclame Aqui pelo Mercado Livre. 
Utilize a ferramenta "Tive um problema", dentro do ML para tal.




Já espero muitos vendedores e compradores com os dedos estalando para reclamar do ML, mas a verdade é realmente esta, por mais que hajam problemas, que inclusive eu já passei e ainda passo com algumas compras minhas na plataforma, mas posso afirmar, e essas são minhas palavras, a grande maioria deles vieram de vendedores mal intencionados, vendendo como Original, um produto falsificado, entre outros...

Se você tem um problema que não conseguiu resolver, comente aí, que podemos nos ajudar!

Esse foi um rápido post, pois eu precisava compartilhar, pois MUITA gente está reclamando no lugar errado e acabam saindo no prejuízo pois perdem o prazo de resolver a questão dentro do ML!


Outros posts relacionados:

1 comentários

  1. Comprei um produto com vcs, está mercadoria está no correio, só que não consigo retirar, porque Costa no sistema para ser devolvido, já mandei vários email, mais até o momento nao tive retorno, Posso a por favor me dar uma posição da situação. Pois estou presizando do produto

    ResponderExcluir

Comente, tire suas dúvidas, faça elogios/críticas, ou apenas diga um alô! ;) Sua opinião é muito importante! Você pode interagir com o canal também nas redes sociais que estão à direita, no topo do blog. Até breve!