10:36

iRobot Braava Jet 240 vs iRobot Braava 380t - Melhor robô de limpeza doméstica?

Quem precisa de um tempo extra no seu dia-a-dia sabe que cada minuto livre vale ouro.
Sem sombra de dúvidas, quando a questão é reduzir o tempo desprendido com atividades "não produtivas" como limpeza doméstica, por exemplo, ter um robô de limpeza doméstico que possa ajudar nestas tarefas é algo muito bom, prático e descomplicado!

A limpeza doméstica pode sim ser terapêutica, e com certeza mais pessoas podem concordar com isso. Não tiro a razão de quem realmente gosta e dedica seu tempo para fazer o que melhor agrada.

Nesta postagem vou falar um pouco mais sobre dois grandes ajudantes na limpeza doméstica de forma automática. (ao menos parcialmente - mais a frente você irá entender)


irobot-braava-jet-240-vs-irobot-braava-380t



Robôs de limpeza doméstica e tempo livre para outras atividades


No meu caso, como fui morar pela primeira vez sozinho e tive investimentos muito altos em mobiliar o apartamento e deixar de forma que me agradasse, contratar um serviço especializado de limpeza iria pesar ainda mais no meu orçamento.

Tratando ainda sobre o tema orçamento, em tempos de crise, os cortes e o simples fato de evitar gastos adicionais são consequências absolutas. Então, preferi investir nos robôs de limpeza da iRobot, que por sinal, fui conhecê-los apenas em 2014, e ter meus primeiros modelos comprados em 2015 (e sou muito grato por ter os descoberto) e já agrego um conhecimento considerável sobre estes aparelhos inteligentes.

O preço ainda pode ser um pouco salgado, mas eu posso afirmar sem pensar por 1 segundo sequer, que valeu a pena cada centavo que paguei por cada robô de limpeza que comprei nos últimos 3 anos.

Foram várias semanas namorando estes robôs até chegar na decisão de investir no primeiro, que foi o Roomba 880, e alguns meses depois, o Braava 380t e o Scooba 450. E por fim, o Braava Jet 240, a mais recente aquisição, neste ano.

irobot-roomba-880
iRobot Roomba 880 - Robô doméstico aspirador de pisos

irobot-braava-380t
iRobot Braava 380t - Robô doméstico passa pano seco e úmido

irobot-braava-jet-240
iRobot Braava Jet 240 - Robô doméstico passa pano seco, úmido e molhado

irobot-scooba-450
iRobot Scooba 450 - Robô doméstico lava e seca pisos com esfregão (descontinuado pela iRobot em 2016)


O Problema - administrar tempo e dinheiro para limpeza doméstica


Eu precisava encontrar algum meio de agilizar o processo de limpeza do apartamento, pois teria pouco tempo durante a semana para varrer, aspirar, e lavar todo o apartamento.

Em São Paulo, quem mora ou já morou em alguma das cidades da Grande São Paulo com certeza deve saber que a poeira aparece mesmo com as janelas fechadas. E foi aí que despertou a curiosidade em procurar algo tecnológico que pudesse me ajudar naquela época e que fosse acessível e entrasse no orçamento. (recentemente me mudei para outro estado, e trouxe estes robôs comigo, com exceção do Scooba 450, que foi vendido, pois foi descontinuado pela iRobot)



A Solução - robôs que possuíssem tecnologia inteligente para limpeza doméstica


Dos robôs domésticos que comprei da iRobot, dois deles tem a mesma função, embora façam limpezas em modos e ambientes diferentes. São eles o iRobot Braava 380t e o iRobot Braava Jet 240.

Cada um serve para perfis de limpeza e ambientes diferentes, mas afinal, qual seria o ideal, e como chegar nessa conclusão? Seria necessário comprar os dois?

Vamos conhecer um pouco mais sobre estes dois modelos, e se ainda restarem dúvidas, por favor fique a vontade em tirá-las nos comentários, que retornarei a todos no que eu puder ajudar.


iRobot Braava 380t

irobot-braava-380t

Este modelo é mais indicado para áreas maiores que 40m², é extremamente silencioso, e conta com um sistema de navegação por GPS que até o momento não vi falhar, limpando toda a área onde o robô foi colocado. Limpa os cantos consideravelmente bem.

É melhor ou igual limpeza manual? Depende.
Se você for extremamente detalhista com limpeza, com certeza você irá limpar melhor que qualquer robô de limpeza doméstica atualmente disponível no mercado.

Porém se você quer manter aquela limpeza pesada, que foi reduzida para 1 ou 2 vezes no mês, este robô é perfeito para você!

Então chega de textão e bora para o que realmente importa!


PRÓS do iRobot Braava 380t

  • Navegação muito boa;
  • Bateria dura até 4 horas de limpeza por carga (varrer - 4h, passar pano úmido - 2h e 50 min);
  • Maior área de cobertura em um ciclo de limpeza;
  • Molha menos o piso, menos risco para pisos de madeira sem impermeabilizante ou laminados;
  • Panos de limpeza são trocados e lavados facilmente;
  • Limpa até 200m² em um ciclo de limpeza. (considerando um ambiente totalmente aberto e acessível ao robô sem perder contato com o cubo GPS);
  • Possui função Varrer, que pode ser usada também com pano úmido, para uma limpeza ainda mais rápida com apenas um ciclo. (aquela limpeza corriqueira, ou para dar um "susto" na poeira antes de rodar o ciclo molhado "mop");
  • Reservatório de água aceita produtos de limpeza no seu interior. (evite produtos que façam muita espuma, para evitar que o robô derrape, ou deixe marcas de rastros de sabão pelo piso. Uma tampinha de Veja Perfumes por ciclo de limpeza pode ser uma das escolhas de produto de limpeza);
  • Panos de limpeza mais compridos, o que garante maior área de contato do pano molhado com o piso;
  • Altura ideal para a maioria dos móveis, principalmente camas;
  • Borracha de amortecimento para evitar fortes impactos nas paredes e móveis;
  • Carregador de piso, ideal para deixar instalado em um canto da casa, para deixar o robô carregando por 2 horas após o término da carga;
  • Cor preta do robô disfarça e adia manutenção de eventuais manchas no robô devido ao uso contínuo;
Faltou algo que não encontrou nesta lista? Contribua incluindo nos comentário que terei o prazer em adicionar aqui em cima!


CONTRAS do iRobot Braava 380t

  • Não recarrega sozinho. (entendo que esta função não está disponível pois é preciso retirar panos, e fazer manutenção a cada limpeza, porém é algo que vejo ser muito pontuado por quem busca um robô de limpeza, e não poderia deixar de comentar este ponto);
  • É preciso colocar o cubo GPS em um local onde não possa ter armários aéreos, ou qualquer objeto acima do cubo. (o infra vermelho do cubo deve receber o sinal de ligação com o robô vindo em um um ângulo que refletirá no teto);
  • Por ser maior, pode não entrar em cantos mais estreitos. (ex. ao redor do vaso sanitário em banheiros, entre móveis e parede com menor espaço para acesso do robô, entre aparelhos de cozinha e lavanderia, dependendo do espaço ele não irá alcançar);
  • Não tem função de limpeza Spot. (uma pequena metragem, se por exemplo precisar limpar apenas um canto onde foi sujo);
  • Não possui conectividade Wi-fi ou Bluetooth através de aplicativo;
  • Não é possível programar parede virtual;
  • Não possui indicador de nível de bateria (apenas a luz vermelha indica quando a bateria já está acabando);
  • Possui apenas 2 tipos de limpeza. (seco e úmido);

Faltou algo que não encontrou nesta lista? Contribua incluindo nos comentário que terei o prazer em adicionar aqui em cima!


iRobot Braava Jet 240

irobot-braava-jet-240


Já este modelo é indicado para ambientes menores, de até 40m². Possui tamanho ideal para limpeza de banheiros. 

Alguns banheiros com instalações hidráulicas mais antigas podem ainda não oferecer espaço suficiente para que o robô contorne o vaso sanitário, mas os banheiros atuais, normalmente tem um espaço para o Jet 240 contornar tranquilamente o sanitário.

Ideal para varandas, sacadas, áreas de serviço, cozinha e banheiros.

Robô enxuto, pequeno, e desempenha um bom trabalho em ambientes menores, que tenham pisos que aceitem uma quantidade maior de água diretamente na superfície. 

Embora seu reservatório interno aceite até 150 ml de água, este robô dispersa a água diretamente no piso, podendo danificar seu piso com o tempo, se o mesmo for de madeira ou laminado não impermeabilizado.


PRÓS do iRobot Braava Jet 240

  • Por seu tamanho menor, entra em cantos mais estreitos;
  • É perfeito para áreas menores. (como banheiros, área de serviço, cozinha, e sacadas);
  • Tem cubo GPS embutido no robô;
  • Possui função de limpeza Spot. (é possível limpar 1m² nesta função);
  • Possui conectividade Bluetooth através de aplicativo;
  • É possível controlar quantidade de água a ser dispersada no piso. (até 3 níveis de intensidade por cada tipo de pano de limpeza);
  • Possui panos de limpeza laváveis;
  • Bateria de fácil remoção, caso precisar trocar por uma bateria extra sem esperar 2 horas de carregamento para fazer outas limpezas após o término da carga. (para este caso seria necessário comprar baterias extras, mas não faz-se necessário, é apenas uma opção);
  • Apenas um botão para ligar o robô de limpeza. (ele faz o reconhecimento do pano de limpeza e sabe exatamente o tipo de limpeza que precisará fazer).
  • Utiliza vibração para remover sujeiras mais profundas;
  • Molha mais o piso, geralmente melhor em ambientes menores que precisem de maior umidade para uma limpeza mais eficiente. (exemplo banheiros e varandas);
  • Limpa bem os cantos;
  • Possui indicador de bateria que pode ser visto através do aplicativo iRobot Home;
  • É possível programar uma parede virtual diretamente no robô, para que ele evite ultrapassar uma linha imaginária no ambiente. (porém é possível setar esta função apenas para a linha reta que passa exatamente atrás do corpo do robô);
  • Pode ser facilmente transportado, por ser menor e a alça é mais prática para o manuseio. (pode não ser o diferencial para a compra, porém é um ponto a considerar como positivo);
  • Possui 3 tipos de limpeza. (seco, úmido e molhado);
  • Carregador de bateria portátil hang on de tomada. (similar aos carregadores de baterias palito que são plugados diretamente na tomada e não possuem fios e outras partes conectadas). 
Faltou algo que não encontrou nesta lista? Contribua incluindo nos comentário que terei o prazer em adicionar aqui em cima!


CONTRAS do iRobot Braava Jet 240

  • Bateria dura menos ciclos de limpeza por carga;
  • Área de cobertura de limpeza limitada. (até 25m² no modo úmido/seco, e até 20m² no modo molhado - por isso a indicação para limpeza de áreas menores);
  • Possui panos descartáveis. (é possível comprar panos laváveis, mas no momento eles não acompanham o robô, e portanto precisam ser comprados separadamente. São 3 panos laváveis, um para cada tipo de limpeza - seco, úmido e molhado - todos possuem o mesmo sistema dos descartáveis, que são reconhecidos automaticamente pelo robô);
  • Reservatório de água não aceita produtos de limpeza. (pode danificar o robô, e por isso é necessário utilizar panos descartáveis que já possuem produto de limpeza de fábrica, e que acompanham o robô e precisam ser comprados para reposição, ou ao utilizar panos laváveis compatíveis com o modelo, dispersar o produto de limpeza manualmente no piso, ou diretamente no pano de limpeza lavável);
  • Panos curtos, menor área de contato com a superfície do piso a cada ciclo de limpeza. (considerando utilizar em áreas adequadas como as citadas mais acima, não será problema);
  • Não possui borracha de amortecimento contra impactos, podendo eventualmente dar barulhos de batidas na parede, e móveis. Dependendo do móvel, se muito frágil, pode danificar. (aqui outro caso onde se usado nas áreas indicadas, pode não ser o problema. Porém se você possuir móveis mais delicados e que alcançam até o piso nos banheiros, por exemplo, pode acabar marcando seu móvel);
  • A cor branca pode aparentar a sujeira no robô. (uma limpeza semanal com pano úmido resolve);
  • Não é indicado para pisos de madeira ou laminados sem impermeabilização;
  • Faz um pouco mais de barulho ao dispersar água no piso através do esguicho e/ou quando o tipo de limpeza requer vibração do pano de limpeza (detalhe que sinceramente não me incomodou até o momento, mas vale pontuar);
Faltou algo que não encontrou nesta lista? Contribua incluindo nos comentário que terei o prazer em adicionar aqui em cima!


Apesar dos contras de cada um, (até por não serem pontos muito graves, na minha opinião, mas que talvez os tornaria melhores ainda) ambos atingiram a minha satisfação no serviço que vem desempenhando até o momento.

O importante é entender qual ambiente cada um deles atende, e se um deles, ou os dois são indicados para seu perfil de ambiente, e limpeza.

Quais são os PONTOS COMUNS entre robôs de limpeza Braava 380t e Braava Jet 240?

  • Sistema de navegação inteligente;
  • Limpeza linear;
  • Troca de panos de limpeza;
  • Carregamento total da bateria em 2 horas. (cuidado, não é recomendável exceder muito mais que 2 horas de carregamento, exceto na primeira carga, onde o fabricante recomenda período maior para cara inicial em ambos os modelos);
  • Sistema de sensor bump. (robô "visualiza" obstáculos como paredes e móveis com sensor de choque contra estes);
  • Limpeza seca e úmida. (sendo que o Jet 240 tem um terceiro tipo de limpeza - molhada);
  • Fazem um bom trabalho. Cada um no seu ambiente específico. Jet 240 em espaços menores, 380t em espaços maiores. (necessário avaliar cantos estreitos também, e isto pode indicar a possibilidade de adquirir os dois modelos, ou fazer a limpeza manual destes cantos se o 380t não tiver acesso); 
  • Possuem sensores anti-queda;
  • Possuem sensores de proximidade;
Faltou algo que não encontrou nesta lista? Contribua incluindo nos comentário que terei o prazer em adicionar aqui em cima!


A CONCORRÊNCIA próxima à PIONEIRA MUNDIAL em robôs de limpeza (iRobot)


Os robôs de limpeza doméstica da iRobot não são os únicos do mercado, é claro. Ha uma variedade de marcas disponíveis, principalmente Chinesas, e de grandes concorrentes diretos como Neato, e Ecovacs

Porém ainda não tive nenhum modelo destas marcas. Quem sabe um dia eu me aventure a testar em casa algum deles. Mas acredito que apenas quando algum dos meus atuais não desempenharem mais seu papel, ou por pura curiosidade eu acabe comprando um outro robô de limpeza doméstica

Possivelmente, se algum dia bater a curiosidade e eu puder investir em outro robô, pois também é um investimento alto, procuraria algum modelo do tipo Neato Botvac Connected. Ele possui conectividade Wi-fi, e também tem um perfil de limpeza interessante. 

No momento nem por curiosidade será possível fazer este tipo de investimento, considerando que os demais robôs estão atendendo minhas expectativas. Mas se você ainda não tem seu primeiro robô, fica a dica para pesquisar por vários modelos, marcas, tamanhos e preços disponíveis no mercado!

Já acessou a playlist disponível do canal? iRobot Braava

Outros posts relacionados:

0 comentários

Comente, tire suas dúvidas, faça elogios/críticas, ou apenas diga um alô! ;) Sua opinião é muito importante! Você pode interagir com o canal também nas redes sociais que estão à direita, no topo do blog. Até breve!

Comprei e Testei + Populares